MARÇO AZUL-MARINHO

SECRETARIA DE SAÚDE - Data: 2 de março de 2023

MARÇO AZUL-MARINHO 💙

Março Azul-Marinho esclarece sobre prevenção e tratamento para o câncer colorretal.
Instituto Nacional de Câncer estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país!
O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

MARÇO LILÁS 💜

Março Lilás – Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de colo de útero.

A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

MARÇO AMARELO 💛

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil. A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo.

Mulheres de qualquer idade a partir da primeira menstruação podem vir a sofrer com esse problema, e quando os sintomas estão presentes, é possível notar:

Cólicas intensas;
Dores no período menstrual;
Desconforto durante a relação sexual;
Dores ao urinar e evacuar;
Dores nas coxas e lombar;
Aumento da urgência para urinar;
Constipação intestinal;

Mas, nem sempre a doença apresenta sintomas no início! O que faz com que o diagnóstico da doença demore muito tempo, contribuindo para o agravamento do quadro.

Visto isso, é imprescindível que a partir da primeira menstruação a mulher realize um acompanhamento com um Médico Especialista no cuidado com a saúde feminina (Ginecologista), para que este possa lhe direcionar as formas de cuidado específicas, bem como solicitar os exames necessários para acompanhar a sua saúde.