Histórico

Data da Criação: 25/11/1957.

Instalação:25/03/1959.

Toponímia: “Homem Ilustre”.

Variação Toponímica: Pedro II. Desmembrado de Milagres.

Padroeiro: Sagrado coração de Jesus,
Dia – 04/09.

História: Suas origens remontam ao início do Século XIX, quando aí se instalaram os fazendeiros José Leite da Cunha e José Júlio Sampaio, cujo desempenho firmou-se no domínio geofísico e no aproveitamento do potencial agroprodutivo, além do apoio subsidiário do criatório.

Evolução Política: A primeira manifestação nesse sentido surgiu em virtude da criação do Distrito da Paz, evento que se registra a 27 de março de 1873. Sua elevação à categoria de Vila ocorreu, segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, trazendo como novidade a denominação de Pedro Segundo, nome que, por não ter caído na simpatia popular, logo foi substituído pelo atual (Dec-Lei nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943). Sua elevação à categoria de Município deu-se consoante Lei nº 3.921, de 25 de novembro de 1957, vindo a ser instalado a 25 de março de 1959.

Igreja: A primeira manifestação religiosa veio através do padre José Antônio de Araújo, a quem coube a ereção da capela em torno da qual se formaria a povoação. Com a evolução desse primitivo gregamento e o desgaste próprio do tempo, chegou-se ao consenso segundo o qual o nicho deveria ser reformado.
Em Segunda etapa, portanto e ainda com vinculação gerencial dos primitivos fundadores, coube ao pioneiro José Júlio Sampaio a construção de Segunda capela, ao lado da primeira e sem ferir as tradições do padroado.
Esse novo templo, cuja estrutura chegaria aos parâmetros da modernidade atual, veio através do padre José Antônio de Maria Ibiapina, porém dedicando-se ao culto do Sagrado Coração de Maria. Coerente com as tradições locais, pelo menos em parte, Ibiapina negou-se ao arbítrio, conservando a antiga denominação.