ABAIARA-CE: SEMANA DO MEIO AMBIENTE -2017- TEMA: R3 – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

GABINETE DO PREFEITO Notícias - Data: 14 de junho de 2017

O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, dentro desse contexto, as atividades da semana do Meio Ambiente da cidade de Abaiara aconteceram do dia 02 a 05 de Junho de 2017 com o tema R3- Reduzir, Reutilizar e Reciclar, sendo uma realização da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal, com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais- IBAMA, com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE, com a Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC CARIRI e com a Universidade Federal do Cariri – UFCA.

A Semana do Meio Ambiente teve início no dia 02 de junho, onde aconteceram oficinas e Workshops sobre reciclagem doméstica nas escolas municipais Maria Oliveira Santos e Coronel Humberto Bezerra.

A concentração dos eventos se deu no dia 05 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, onde aconteceu a  distribuição de 100 mudas de plantas Nativas em todas as escolas municipais, sendo uma doação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais- IBAMA.

A abertura do dia Mundial do Meio Ambiente aconteceu na Escola Rosa Tavares Leite, com uma palestra sobre 5s, ministrada por Sebastião Erailson professor da Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC CARIRI e em seguida aconteceu uma apresentação do grupo teatral Centelhas Cientifica do Cariri da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Na escola Coronel Humberto Bezerra aconteceu uma palestra sobre Energias Renováveis, ministrada pelo coordenador da FATEC CARIRI, Samuel Brasil.

O colégio Coronel Adalto Bezerra apresentou um seminário sobre o uso consciente da água.

No colégio Padre Francisco Luna foi feito um jardim utilizando material reciclado.

Na escola Maria Oliveira Santos aconteceu uma palestra sobre preservação da Fauna e Flora Brasileira, ministrada pelo Engenheiro Ambiental da SEMACE, Anderson Lima.

A importância do evento para Abaiara foi destacado pelas autoridades. Segundo a Secretária de Educação, Cícera Nélida Alves de Caldas, a Gestão Municipal tem uma preocupação especial com o Meio Ambiente, tendo em vista a implantação de projetos específicos para esta área, pautados nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).